IMPACTOS POSITIVOS. Projeto ultrapassa metas e beneficia mais de 90 coletores de sementes florestais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: COOPERSAF

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os resultados do projeto ‘Lançando Novas Sementes’, apoiado pelo Programa REM Mato Grosso, tem mostrado os impactos positivos na cadeia de coleta de sementes florestais e a transformação da realidade de mais de 90 coletores e coletoras e de suas famílias, que trabalham e vivem em comunidades do Território Portal da Amazônia.

A iniciativa é realizada nas cidades de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

O projeto é desenvolvido pela Cooperativa Solidária da Agricultura Familiar e está em fase de finalização, após dois anos de execução, quando atuou no fortalecimento dos grupos envolvidos na coleta de sementes e aumentou o volume de insumos coletados e comercializados.

Segundo a coordenadora do projeto, Valquiria Aparecida Seze, com a finalização da iniciativa, a coleta de sementes superou em 45% o esperado.

Valquiria explicou ainda que o volume de sementes coletadas e comercializadas, ultrapassou a meta inicial do projeto, que previa 10 toneladas, sendo que foram comercializados cerca de 14 toneladas e meia de sementes.

Já a presidente da Cooperativa, Débora Fiametti, também ressaltou os impactos positivos do projeto.

De acordo com ela, houve um aumento também na adesão de cooperados.

Débora disse ainda que o projeto apoiou a aquisição de equipamentos para melhorar a produção e aumentar a coleta. E destacou também a importância de um acompanhamento técnico, que permitiu ampliar o volume de comercialização e ter esses ganhos, que são nítidos.

O projeto ‘Lançando Novas Sementes’ também investiu na reestruturação da Rede de Sementes do Portal da Amazônia, promovendo assessoria técnica e jurídica, além da implementação de um Plano de Comunicação e Marketing e a atualização do site da cooperativa.

O objetivo é aprimorar os mecanismos de comercialização digital, incluindo a implantação de uma loja virtual.