| Impacto do coronavírus faz preço dos ovos aumentar. Hortaliças e frutas caem.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um levantamento, realizado pela CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, com apoio do sistema Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso e sindicatos rurais, fez um balanço dos impactos do coronavírus no agronegócio no período de 23 a 27 de março.
Setores como o de frutas e hortaliças sofreram uma queda significativa da demanda, com consequente queda do preço, enquanto no setor de ovos e o de ração animal houve alta dos preços.
A pesquisa mostrou que o setor de frutas e hortaliças foi o mais atingido por causa do o fechamento de restaurantes, bares e feiras livres.
O preço do tomate, na semana passada, caiu 37% nos principais centros consumidores.
A CNA afirmou que tem atuado para ampliar as compras governamentais de alimentos, ampliar também a rede de fornecedores às grandes redes de varejo e buscado alternativas para venda online dos produtos pelas cooperativas e produtores rurais.
O setor de flores e plantas ornamentais, e o de lácteos, também foram bastante prejudicados.
No setor de flores, que gera mais de um milhão de empregos diretos e indiretos, a estimativa é de uma perda superior a 297 milhões de reais no faturamento.
Algumas indústrias lácteas pequenas anunciaram redução na coleta de leite, enquanto grandes indústrias relataram dificuldades com o frete retorno.
Já nos setores como o de ovos, ração animal e commodities agrícolas, os preços aumentaram.