IFMT de Cuiabá produz mudas de árvore utilizada para fabricação de viola de cocho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O IFMT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá Coronel Octayde Jorge da Silva e o Campus Cuiabá Bela Vista, formalizaram parceria com o Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para a produção e plantio de espécies que são utilizadas para a confecção de Viola de Cocho, instrumento musical reconhecido como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

O Iphan intermediou o contato com o Museu Dom Aquino Corrêa, o Museu de História Natural de Mato Grosso, administrado pelo Instituto Ecos, que disponibilizou uma área às margens do Rio Cuiabá para o plantio.

As mudas que já estão em fase de plantio são de Ximbuva que é uma árvore de grande porte e crescimento rápido, utilizada para confecção de violas de cocho e também é recomendada para recuperação de áreas degradadas.

Elas estão sendo produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, fruto de uma parceria com a Reitoria do IFMT e conta com uma equipe multidisciplinar.

Nesta ação, participaram, além do diretor do Campus Bela Vista, professor Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior, os professores Dorival Pereira e Simone Raquel Caldeira, e os técnicos Rosy Pereira e Silvia Vilanova.

Segundo o professor Dorival Pereira, o objetivo da parceria é a recuperação de áreas degradadas e o plantio de espécies de árvores que podem ser utilizadas na confecção de violas de cocho.

Além disso, o Museu, em parceria com o Viveiro do IFMT Campus Bela Vista, distribui mudas de ximbuva para as pessoas que visitam o espaço, estimulando a manutenção da espécie.

Em meados deste mês aconteceu a primeira ação de plantio de mudas de ximbuva.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.