| IBGE vai contratar mais de três mil e 500 pessoas para trabalhar no Censo de 2020.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, abriu processo seletivo para contratar mais de 200 mil pessoas para trabalhar no Censo Demográfico de 2020.
Mais de 180 mil desses postos de trabalho são para a função de recenseadores, que vão visitar todos os domicílios brasileiros no período de coleta de informações da operação censitária e serão remunerados por produtividade.
"Quanto mais pessoas ele visitar, quanto mais questionários ele responder, mais ele vai ganhar", disse Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE.
Em Mato Grosso são três mil 549 vagas para o Censo 2020. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais, Agentes Censitários Supervisores, nível médio, e para Recenseadores, nível fundamental.
As inscrições vão até 24 de março. O trabalho é temporários e há vagas em todos os municípios do país.
Em Mato Grosso, são 134 vagas para Agente Censitário Municipal e 378 chances para Agente Censitário Supervisor. Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio.
Os melhores colocados em cada município vão ocupar a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 na cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores.
As remunerações dessas duas funções são de dois mil e 100 reais para Agente Censitário Municipal e mil e 700 reais para Agente Censitário Supervisor. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.
O IBGE vai contratar ainda três mil e 37 recenseadores em todo o estado de Mato Grosso. A exigência é de nível fundamental. Estes serão os profissionais que vão visitar todos as residências, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados.
Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE.
Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor.
A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de 35 reais e 80 centavos, e para Recenseador, de 23 reais e 61 centavos. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.
Provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas.