IBGE prevê recorde nas produções de soja, milho, trigo e sorgo em 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Brasil deve colher safras recordes de soja, milho, trigo e sorgo este ano, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho, divulgado esta semana pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A produção de soja deve somar mais de 148 milhões de toneladas, um aumento de 24,1% em relação ao produzido no ano passado.

Já a produção nacional de milho foi estimada em quase 125 milhões de toneladas, com crescimento de 13% em relação a 2022.

Já a lavoura de milho 1ª safra deve somar 28 milhões de toneladas, um aumento de 10,6% em comparação ao último ano.

O milho 2ª safra deve totalizar 96 milhões de toneladas, aumento de 13,7% em relação a 2022.

O algodão herbáceo deve alcançar uma produção de quase sete milhões de toneladas, um avanço de 2,8% ante 2022.

A estimativa da produção do trigo foi de mais de 10 milhões de toneladas, alta de 5,8% na comparação com o ano passado.

A produção do arroz foi de 10 milhões de toneladas para 2023, queda de 6,0% em relação ao produzido em 2022.

A produção de sorgo foi prevista em quase quatro milhões de toneladas, alta de 34,0% ante 2022