IBGE: Índice da construção civil registra inflação de 1,89% em julho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fernando Frazão | Agência Brasil 

Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em julho, o Índice Nacional da Construção Civil, Sinapi, calculado pelo IBGE, registrou inflação de 1,89%, ficando abaixo do mês anterior. Mas, ainda assim, registrando a terceira maior variação deste ano, perdendo apenas para os meses de janeiro e junho.

O gerente da pesquisa, Augusto Oliveira, explica que no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa registrada já é a maior em oito anos. Segundo os dados, divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, o custo da construção por metro quadrado, que em junho havia fechado em R$ 1.421,87, passou em julho para 1,488,78. Já a parcela da mão de obra apresentou queda na comparação junho/julho.

Em relação aos materiais de construção, a alta verificada foi 0,52 %, na comparação com junho, registrando a terceira maior taxa no ano. Oliveira destaca que há um crescimento em relação à demanda no setor imobiliário.

No recorte por regiões, o Índice Nacional da Construção Civil encerrou julho com a alta em todos os estados no grupo materiais. O Sudeste ficou com a maior variação regional no mês, seguido do Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte.

Entre os estados, Mato Grosso do Sul apresentou a maior variação mensal do índice, devido à alta principalmente na mão de obra; seguido pelo Ceará.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.