IBGE estima safra recorde de quase 262 milhões de toneladas em 2022.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar quase 262 milhões de toneladas em 2022, de acordo com a estimativa de setembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Para o IBGE, o resultado é um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975.
Segundo o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o principal produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2ª safra, com um crescimento de 35,5% em relação ao ano anterior.
Principal commodity do país, a produção de soja manteve-se em mais de 119 milhões de toneladas, estimativa que representa aumento mensal de 0,6%.
A estimativa para a safra foi de crescimento em quatro grandes regiões: Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste. No Sul, a previsão é de queda de 14,6%.
O pesquisador explicou que a falta de chuvas, causada pelo fenômeno La Niña, impactou mais a região Sul e o Mato Grosso do Sul.
Já Goiás e Mato Grosso não foram afetados por problemas climáticos.
Com isso, temos a região Centro-Oeste, que é bastante representativa na produção de grãos, com um crescimento de 11,4%”.