| Hospital Júlio Müiller será referência para possíveis casos suspeitos do Coronavírus em Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Devido a sua ampla capacidade de atendimento com profissionais especializados para situações de risco à saúde pública, atendendo a solicitação do Ministério da Saúde, o governo de Mato Grosso escolheu o Hospital Universitário Júlio Müller como referência em atendimentos caso surja em Mato Grosso, algum caso de Coronavírus.
O Ministério orienta que casos suspeitos sejam encaminhados imediatamente a essas unidades para que se realize exames e seja minimizada a possibilidade do vírus contaminar mais pessoas.
Pacientes que apresentem febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como falta de ar, e tenham viajado para a China nos últimos 14 dias, pessoas com histórico de contato próximo com alguém que esteja com suspeita ou confirmação da doença, são considerados casos suspeitos do Coronavírus.
A medida faz parte da rotina de atualização dos protocolos e medidas de prevenção previstos no Plano de Contingência Nacional do Ministério da Saúde.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitou a todos os estados do país que atualizassem os planos de contingência de acordo com a realidade local.
Os estados e capitais do país têm até a próxima quinta-feira para apresentarem os planos atualizados em reunião convocada pelo ministro da Saúde, em Brasília.