| Horta em escola de Várzea Grande resulta em melhoria na sala de aula.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Escola Estadual José Leite de Moraes, que fica no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, é uma das 150 unidades que desenvolvem o projeto Horta na Escola, uma parceria da Seduc, Secretaria de Estado de Educação, com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.
As escolas apresentam projetos e aquelas que são selecionadas, recebem recursos no valor de seis mil e 500 reais.
Na escola de Várzea Grande cerca de 300 alunos estão envolvidos com a horta, principalmente os alunos do 3° e 5° ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Os estudantes saem da sala de aula e vão para a horta em dias alternados.
Elas limpam os canteiros e avaliam como as plantas estão se desenvolvendo.
Depois que colhem as verduras, o canteiro é utilizado para o plantio de uma nova espécie.
Segundo o diretor da escola, Marcos Fausto, a escolha do que plantar tem muita relação com o tempo que as plantas levam para crescer, para que não haja tanta espera para as crianças menores.
Cebolinha e coentro são utilizados na própria merenda. Eles cultivam também alface, rúcula e couve.
A produção atende à demanda da escola e também vai para a casa das crianças. Na última colheita, mais de 100 alunos foram beneficiados.
A pedagoga Sheila Dias da Silva, que trabalha diretamente com a vivência dos alunos na horta, ressalta que o projeto trouxe uma melhora em sala de aula.
“Houve uma evolução na aprendizagem e eles querem muito participar do projeto, que é um trabalho coletivo e gera relação afetiva”, explicou a professora.
Outro aspecto pontuado pela gestão é o protagonismo dos alunos a partir do projeto, por exemplo, aqueles que começaram a horta, hoje ensinam os novos e contam suas experiências, o que trouxe até uma disputa saudável.