Guedes afirma que proposta de reforma tributária focará em tributos federais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

EBC - Dayana Vitor

A equipe econômica do ministro Paulo Guedes trabalha em cima dos últimos detalhes da reforma tributária, que será apresentada pelo Governo Federal ao Congresso.

 

O anúncio foi feito pelo presidente, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (22), logo após participar de um almoço com oficiais generais, no Comando da Aeronáutica, em Brasília.

 

Segundo o presidente, o assunto será a prioridade da reunião de ministros na próxima semana. A expectativa é que o texto seja encaminhado ao Congresso, assim que a reforma da Previdência for aprovada, no Senado.

 

O ministro Paulo Guedes tem mencionado que a proposta do governo deve se concentrar na unificação de tributos federais e na criação de um imposto sobre transações.

 

Além deste, há outros dois projetos de reforma tributária em tramitação no Congresso: um na Câmara e outro no Senado.

 

O primeiro propõe a unificação de tributos sobre a produção e o consumo arrecadado pela União, pelos estados e municípios.

 

A proposta também cria um imposto sobre bens e serviços específicos, cujas receitas ficarão apenas com o governo federal.

 

Já a proposta do Senado cria o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), de competência estadual, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, e o Imposto Seletivo, sobre bens e serviços específicos, de competência federal.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.