GT de Agricultura apresenta documento com foco no combate à fome e mudanças climáticas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Guilherme Martimon / Mapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Após dois dias de intensos debates, terminou na última sexta-feira, em Chapada dos Guimarães, a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

O ato marcou a entrega da Declaração Ministerial e a passagem da presidência do grupo para a África do Sul, próximo país a sediar os encontros do G20.

Construída em debates que se estenderam ao longo de reuniões realizadas durante todo o ano, a Declaração Ministerial teve como destaque a priorização do combate à fome e pobreza, por meio da produção sustentável e inclusiva e com enfrentamento às mudanças climáticas para garantir a segurança alimentar e nutricional.

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a reunião foram discutidas formas de fortalecer a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas alimentares e agrícolas, levando em consideração três dimensões: econômica, social e alimentar.

Após a apresentação da Declaração Ministerial, o ministro brasileiro passou a presidência do GT Agricultura para a ministra de Agricultura da África do Sul, Rosemary Nokuzola.

O país assume a presidência do G20 no próximo ciclo, a partir de dezembro deste ano.

Na oportunidade, Fávaro manifestou confiança de que a liderança sul-africana, fortalecerá a busca de um futuro mais seguro e sustentável.