| 01 Governo vai priorizar habilitação de empresas interessadas em se instalar na ZPE de Cáceres.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MAPA
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
No último fim de semana, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participaram em Cáceres da apresentação do projeto Rota Quadrante Rondon, que é uma das Rotas de Integração Sul-Americana.
Na ocasião, Fávaro garantiu que a análise dos pedidos de habilitação das quatro primeiras empresas interessadas em se instalar na ZPE, Zona de Processamento de Exportação de Cáceres, será colocada como prioridade pelo Governo Federal.
Os pedidos de habilitação estão em processo de análise no Conselho Nacional das ZPEs. As lideranças políticas e empresariais de Cáceres pedem que o processo seja mais ágil.
De acordo com Fávaro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deve fazer vistorias na ZPE de Cáceres no próximo dia três de julho.
E nesta terça-feira, Carlos Fávaro tem uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para quando vai pedir prioridade para a aprovação das primeiras empresas a se instalarem na ZPE de Cáceres.
Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, lembrou que olhando o mapa Mato Grosso está muito mais perto da China e do mundo asiático, pelo Pacífico, pelo Chile, portanto não tem sentido processar os produtos lá no porto de Santos.
Ao todo, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana prevê 10 obras de infraestrutura em Mato Grosso, todas já incluídas no Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, e com recurso garantido no orçamento federal, uma delas é a ZPE de Cáceres.