Governo libera recursos para tratamento de sintomas pós-covid no SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (16), duas portarias para tratar sequelas em pessoas que pegaram covid-19. Uma delas prevê o repasse de R$ 160 milhões para centros municipais de atenção primária de saúde.

Segundo o secretário de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, esses recursos serão destinados a ações, como: a organização dos serviços de saúde; a busca ativa e ao monitoramento de pessoas com sintomas pós-covid; a avaliação, o diagnóstico e o tratamento nos postos de saúde, quando possível.

Em números, de acordo como secretário, pelo menos oito milhões de pessoas podem apresentar algum sintoma pós-covid, dos 27 milhões de casos registrados da infecção até novembro de 2021. Raphael Câmara comentou sobre esses sintomas. Segundo ele, depressão, cansaço e ansiedade são sintomas comuns em quem já teve covid. 

A outra portaria anunciada foi o repasse de R$ 263 milhões, para credenciar 2.105 centros comunitários de referência para enfrentamento da covid 19, em quase 1.850 municípios.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da atenção primária à saúde no combate à doença:

O ministro disse ainda que a população vem buscando atendimento nos postos de saúde nos primeiros sintomas; e ressaltou que isso é importante para evitar a hospitalização.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.