Governo Federal demarca terra indígena no município de Apiacás, nortão de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, na última semana, portarias de demarcação de três terras indígenas durante encontro com representantes dos territórios Maró, Cobra Grande e Apiaká do Pontal e Isolados.

Durante o ato, que aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília, Lewandowski destacou a importância do anúncio na data em que se comemora o Dia da Amazônia, celebrado anualmente em cinco de setembro.

Na ocasião, o ministro ressaltou que a medida é um passo importante na proteção dessas comunidades tradicionais. Reafirmando que é um ato definitivo. “Não há mais nenhuma controvérsia jurídica sobre essa questão”, comemorou Lewandowski.

O ato engloba os territórios Maró e Cobra Grande, no Pará, e Apiaká do Pontal e Isolados, em Mato Grosso, e contemplam seis etnias.

Juntos, eles ocupam mais de um milhão de hectares e abrigam mil 250 indígenas.

Em Mato Grosso, a terra indígena fica no município de Apiacás. O território, no nortão do estado, é de ocupação tradicional dos povos Apiaká e Munduruku, além de um grupo indígena isolado.

A terra tem mais de 982 mil hectares e está integralmente sobreposta ao Parque Nacional do Juruena, unidade de conservação de proteção integral, e é considerada em regime de dupla proteção.

Estima-se que a população indígena da área seja de, aproximadamente, 250 pessoas.