Governo Federal autoriza Conab a importar até um milhão de toneladas de arroz

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação /Conab

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

O Governo Federal autorizou, por meio de Medida Provisória, a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, a importar, neste ano, até um milhão de toneladas de arroz beneficiado, pronto para consumo, ou em casca.

O objetivo é enfrentar as consequências sociais e econômicas das enchentes no Rio Grande do Sul, o estado é o maior produtor do grão no País.

A compra será feita por meio de leilões públicos e a preço de mercado.

Os estoques serão destinados preferencialmente à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas.

A medida prevê ainda que os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e da Fazenda, Fernando Haddad, vão definir a quantidade de arroz a ser adquirida e os limites e as condições da venda do produto adquirido.

A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Por outro lado, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul e a Associação Brasileira de Supermercados garantem que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional.