| Governo do Estado vai pagar 20% por plantão dos profissionais contratos emergencialmente.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Eneas Jacobina
O edital lançado pelo Governo do Estado, para a contratação emergencial de profissionais de saúde, prevê um incremento de 20% no valor praticado para pagamento de plantões.
De acordo com o governador Mauro Mendes, a medida visa atrair esses trabalhadores e, também, remunerá-los adequadamente em razão do aumento da demanda que se estima para o setor nos próximos dias.
“Em todos os locais onde o Governo do Estado tem hospitais nós estamos reforçando as equipes, contratando para plantões e pagando 20% a mais do que o mercado paga, neste momento de pandemia, para atrair esses profissionais e dar uma remuneração adequada em função da intensa atividade que a gente imagina que o estado vá demandar”, ressaltou Mendes.
Conforme o edital, os profissionais selecionados vão atender aos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Colíder, assim como o Hospital Estadual Santa Casa e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
As remunerações serão pagas conforme escala de plantões diurnos e noturnos, que não podem exceder a 14 mensais, e os valores variam de R$ 112 a mil e 500 reais por plantão.
As vagas abertas são para médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e maqueiros, entre outros, que serão distribuídas entre as unidades, de acordo com o edital.
Além dos profissionais que o Estado pretende contratar, o Ministério da Saúde contemplou 32 municípios mato-grossenses com 56 vagas para contratação de médicos pelo Programa Mais Médicos.
As vagas estão destinadas para médicos com diploma revalidado no Brasil ou formadas em instituições nacionais de educação superior.
Os médicos cubanos oriundos da cooperação internacional serão reincorporados ao Programa Mais Médico.
Para esses profissionais estrangeiros, estão previstas cinco vagas em Mato Grosso.
Os cinco cubanos vão trabalhar nos seguintes municípios a partir de maio, Araputanga, Barra do Garças, Colíder, Juara e Tangará da Serra.