| 01 Governo do Estado lança programa de pesquisa para fomentar cadeias produtivas na agricultura familiar.mp3 |
Foto da manchete: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Governo do Estado lança programa de pesquisa para fomentar cadeias produtivas na agricultura familiar
O Governo do Estado lançou nesta terça-feira, um novo edital do Programa de Pesquisa Aplicada em Políticas Públicas, focado na área da agricultura familiar.
Desta vez, as pesquisas contemplam as áreas de cafeicultura, as culturas da mandioca e da banana, além da forragicultura.
Para o trabalho, pesquisadores mato-grossenses podem contar com o fomento de um milhão de reais.
Os interessados têm até 11 de outubro para submeter as propostas de pesquisa.
A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.
Serão destinados 200 mil reais para cada uma das linhas de pesquisa, com prazo de execução de até 24 meses.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos da Fapemat.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, essa parceria é extremamente importante para que Mato Grosso siga se destacando no cenário nacional tanto da pesquisa, quanto do crescimento da Agricultura Familiar.
Já a secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, destaca que ações como essa promovem o fortalecimento das atividades no campo e evitam o êxodo rural, proporcionando fonte de renda e garantia de produções ainda melhores.
E por sua vez, o presidente da Fapemat, Marcos Fernandes de Sá, lembrou que essa parceria vai proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma das áreas prioritárias do estado. Segundo ele, a expectativa é que os projetos possam apoiar o avanço da agricultura familiar.