Governo do Estado investe na implantação de laboratórios para pesquisa e produção de sementes.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo do Estado, por meio da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, repassou um milhão e 600 mil reais ao Projeto Rede Institucional de Laboratórios Multiusuários das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso, conhecido como ‘Sementes Douradas’, para o aprimoramento de pesquisas para produção de sementes.
Os recursos já estão disponíveis na conta do projeto, que deverá obedecer a um cronograma de desembolso para aquisição dos equipamentos e estruturação dos espaços.
Inicialmente, serão implantadas duas unidades. Uma na Escola Técnica Estadual de Poxoréu, e outra no Parque Tecnológico Mato Grosso, em construção no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande.
A previsão é que comecem a funcionar em fevereiro de 2023.
O projeto é coordenado pelo biólogo e zootecnista, professor Vinicius Camargo Caetano, da Escola Técnica Estadual de Poxoréu.
Segundo ele, o objetivo é criar ambientes tecnológicos acessíveis para uso em pesquisas e análises laboratoriais pelas escolas técnicas.
Os recursos serão aplicados em tecnologia capaz de aprimorar a produção de sementes, contribuindo para a conservação ambiental e performance agrícola de Mato Grosso.
Vinicius Camargo disse ainda que além do incentivo às instituições públicas, a ideia é expandir e alcançar, inclusive, a agricultura familiar.
Os laboratórios também vão suprir necessidades de análises agroambientais e poderão cooperar com iniciativas de instituições, empresas e associações em pesquisas técnicas, ligadas principalmente à geração de tecnologia sustentável.
A expectativa é expandir a pesquisa de sementes para as demais escolas da rede técnica estadual.