Governo do Estado estima que Mato Grosso vai perder mais de um bilhão de reais em arrecadação por causa do coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Eneas Jacobina

O governo do Estado divulgou esta semana, o boletim especial da receita estadual analisando os impactos da Covid-19, relativos ao período de 16 de março a três de abril.

 

O levantamento feito pela Secretaria Adjunta da Receita Pública, da Secretaria de Fazenda, faz também uma projeção sobre os impactos da pandemia na arrecadação estadual para este mês de abril e para o próximo trimestre.

 

“O objetivo do levantamento é visualizar os impactos das medidas de combate à Covid sobre a atividade econômica, interpretar os dados e orientar a nossa atuação em relação aos pleitos dos setores econômicos e também sobre as despesas públicas, visto que a redução de receita poderá ser de até 42% nos próximos 90 dias, ou seja, um pouco mais de um bilhão de reais”, afirmou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

 

O relatório aponta que para o trimestre entre abril e junho, a queda na receita do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços,  principal tributo arrecadado pelo Estado, chegará 42%.

 

A previsão inicial seria de arrecadar no período dois bilhões e 600 milhões de reais, mas não deverá passar de um bilhão e meio de reais.

 

Para este mês de abril, a queda na receita do ICMS chegará a 32%. A previsão no mês era uma arrecadação de 896 milhões de reais, mas deve chegar a 610 milhões, ou seja, 286 milhões de reais a menos  nos cofres do estado.

 

A queda maior é a do setor do comércio e serviços.

Segundo o secretário Rogério Gallo o levantamento será semanal, divulgado todas as terças-feiras.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.