Governo de Mato Grosso solicita financiamento do BNDES para acelerar duplicação da BR-163

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano Secom-MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

O governador Mauro Mendes solicitou ao BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um financiamento para acelerar e finalizar as obras de recuperação e duplicação da BR-163.

O pedido foi feito em Brasília, nesta semana, durante reunião, que contou com a participação de parlamentares e representantes do Governo do Estado.

Na oportunidade, Mauro Mendes lembrou que a BR-163 é uma das vias mais importantes para Mato Grosso, e as obras, que seguem em ritmo acelerado, deverão ter o cronograma adiantado caso a parceria com o BNDES seja concretizada.

O Governo de Mato Grosso assumiu a concessão do trecho estadual da BR-163 em 2023, quando formalizou a transferência do controle acionário da Rota do Oeste.

Recentemente o governador assinou uma ordem de serviço para duplicar mais 88 quilômetros, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, totalizando mais de 200 quilômetros da rodovia em obras.

Mauro ressaltou que a obra representa uma evolução uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, e tem sua entrega projetada para 2028.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que vai analisar o pedido e destacou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de apoiar as obras estruturantes dos estados.

Mercadante enfatizou que a BR-163 é a espinha dorsal da agricultura brasileira e da economia no estado.