Governo de Mato Grosso lança novo edital para compra de novilhas girolando prenhas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, está com inscrições abertas para o novo edital de seleção de associações ou cooperativas sem fins lucrativos, ligadas à produção da cadeia leiteira, que tenham condições financeiras de dar contrapartida de 100% na compra de novilhas Girolando ½ sangue, com gestação de embrião sexado fêmea, também Girolando.

Pela proposta, a Seaf compra novilhas e a entidade participante entra com contrapartida na mesma quantidade adquirida pelo Estado, e repassa os animais a produtores familiares ligados à pecuária. 

Dessa forma, o Governo do Estado auxilia que o gado leiteiro de famílias da agricultura familiar melhore geneticamente e, consequentemente, a quantidade de leite produzido na propriedade.

O envio de propostas ao edital de chamamento público, aberto no dia 25 do mês passado, pode ser feito até o dia 24 deste mês, pelos Correios.

Serão selecionadas aquelas entidades que, obrigatoriamente, sejam do segmento da agricultura familiar e que desenvolvam atividades relacionadas à cadeia produtiva do leite.

Conforme estabelece o edital, cada associação terá que apresentar condições financeiras para adquirir no mínimo de 15 novilhas prenhas, algo em torno de 270 mil reais.

Já o Governo do Estado entra com contrapartida de doar a mesma quantidade de animais que a associação adquirir.

A associação ou cooperativa, juntamente com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, será a responsável por selecionar os produtores familiares a receberem as novilhas.

A Secretaria de Agricultura Familiar ficará responsável por coordenar, acompanhar e monitorar o projeto, com o apoio da Empaer.

No dia sete de julho serão divulgadas, no Diário Oficial do Estado, as propostas selecionadas. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.