Governo de Mato Grosso lança campanha para incentivar presos a retomarem os estudos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

O Governo de Mato Grosso lançou, esta semana, na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, a campanha “Educação é o Caminho que Liberta”.

A solenidade ocorreu de forma simultânea nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso.

A ação conta com vários parceiros e tem como objetivo de ampliar o número de reeducandos matriculados na EJA, Educação de Jovens e Adultos, nas turmas de Ensino Fundamental I e II, nos presídios, cadeias públicas e centros de ressocialização. 

As aulas acontecem nas salas anexas às penitenciárias e centros de ressocialização, em 36 das 40 unidades do sistema prisional.

Neste ano letivo de 2024, já são mais de dois mil e 800 estudantes matriculados e a meta é ultrapassar as três mil matrículas nos próximos dias. 

O desembargador Orlando Perri, que lidera o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, lembrou que a educação contribui para a construção de uma sociedade melhor e dá mais dignidade ao sistema socioeducativo.

Por meio de uma parceria firmada com o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, a Seduc vai ofertar o curso de formação inicial e continuada de pintor de obras imobiliárias, com 200 horas de duração.

A capacitação será destinada aos reeducandos da Penitenciária Central do Estado e do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, com cinco turmas de 30 pessoas em cada uma delas.

Os centros de atendimento socioeducativo também mantêm parcerias com outras instituições para a oferta de ensino nas unidades prisionais.

Atualmente, são 108 salas presenciais, com 532 reeducandos entre ensino regular, curso profissionalizante e ensino superior.