Governo de Mato Grosso lança Cadastro Ambiental Rural digital: “mais rápido, eficiente e objetivo”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Mayke Toscano/Secom-MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

Durante o lançamento do CAR Digital, nesta quarta-feira, no Palácio Paiaguás, o governador Mauro Mendes destacou que o novo sistema do Cadastro Ambiental Rural vai dar mais velocidade ao processo de regularização de imóveis rurais em Mato Grosso. 

O novo modelo passará a ser 100% automatizado, utilizando imagens de satélite para apontar e gerar o cadastro dos produtores, o que vai garantir os princípios da eficiência, impessoalidade e transparência.

Com o sistema manual antigo, Mato Grosso atingiu pouco mais de nove mil cadastros aprovados, dos cerca de 121 mil elegíveis, desde 2017.

A estimativa é de que o CAR Digital amplie os cadastros aprovados para mais de 51 mil, até março de 2025.

O governador garantiu que até 2026, todos os cadastros elegíveis devem ser analisados.

Mauro ressaltou ainda que a regularização ambiental é um importante passo para colocar Mato Grosso em uma posição de destaque diante do Brasil e do mundo.

Além de assinar o decreto que regulamenta o CAR Digital, o governador e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, entregaram os três primeiros cadastros aprovados digitalmente no município de Nova Ubiratã, que foi a cidade piloto para os testes do novo sistema.