Governo de Mato Grosso investe na melhoria da qualidade do café produzido no Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso investe na melhoria da qualidade do café produzido no Estado, além de fomentar o aumento da produção, fortalecendo o programa MT Produtivo Café, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

Amostras de frutas produzidas em Sinop foram levadas para um profissional especializado em análise sensorial de cafés.

Das 18 amostras, três obtiveram pontuações acima de 80 pontos logo na primeira análise, classificando-se como cafés especiais.

Esse resultado é importante para os produtores, indicando um alto padrão de qualidade que pode abrir portas para o mercado gourmet.

O barista, como é chamado esse profissional, domina as técnicas de torra e preparo de café, além de realizar análises sensoriais para determinar a qualidade dos grãos e ajudar na padronização do café.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, o Governo do Estado está empenhado em avançar na produção de café, com a distribuição gratuita de mudas para os agricultores investirem no cultivo, e também em melhorar a qualidade dos grãos.

Essa ação envolveu a seleção de cafés de produtores de Sinop, em uma parceria da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, com a Cooperativa de Agricultores de Sinop, submetidos a um rigoroso processo de torra e moagem.

Esses cafés selecionados foram apresentados na FIT Pantanal, realizada recentemente, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.