| 03 Governo de Mato Grosso cria fundo para receber dinheiro confiscado do crime organizado.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso criou o Fundepol, Fundo Especial da Polícia Judiciária Civil, para destinar valores confiscados em investigações da Polícia Civil, após condenação definitiva, para a modernização e estruturação da instituição.
Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, o Fundo permitirá que os valores confiscados do crime organizado sejam reinvestidos no Estado para aprimorar o serviço de segurança pública, sendo aplicados em capacitações, modernização, infraestrutura tecnológica, entre outras ações.
De acordo com estudo realizado pela Diretoria da Polícia Civil, em conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Planejamento e Gestão, a criação do Fundepol vai evitar a perda de recursos arrecadados em operações da Polícia Civil no combate a crimes como o de lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, antes da criação do Fundo, os valores confiscados nas investigações eram encaminhados integralmente para o Governo Federal.
A criação do Fundepol, na avaliação do delegado, vai fortalecer as ações de enfrentamento às facções criminosas, possibilitando a modernização dos instrumentos utilizados no combate ao crime.
A lei que cria o Fundo foi sancionada pelo então governador em exercício, Otaviano Pivetta.