| 04 Governo de Estado assina acordo com financiadores para realização da Fase 2 do REM MT.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O então governador em exercício, Otaviano Pivetta, se reuniu, no início desta semana, com representantes da Sema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do REM Mato Grosso, dos governos da Alemanha e Reino Unido e do Instituto PCI, para a assinatura do acordo que garante a realização da Fase 2 do Programa.
A reunião fez parte da programação da Missão de Monitoramento do REM Mato Grosso, realizada por representantes da Alemanha e do Reino Unido, que são os financiadores internacionais do Programa.
Durante a reunião, Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Estado em continuar as ações em prol da preservação ambiental e parabenizou o trabalho executado pelo Programa REM.
Pivetta enfatizou que Mato Grosso teve nesse ano a maior redução de toda a história no desmatamento ilegal, e afirmou que é preciso continuar assim com essa mesma energia.
O governador destacou que Mato Grosso tem uma equipe muito comprometida em aplicar bem esses recursos para preservar, produzir e também incluir os povos originários.
Já o gerente do banco KFW para a América Latina e Caribe, Klaus Köhnlein, que representa o governo da Alemanha, garantiu o repasse dos recursos para a continuidade do Programa REM pelos próximos cinco anos.
O Programa REM Mato Grosso já atendeu 144 organizações sociais, incluindo 114 associações ou cooperativas.
Entre os beneficiados estão 603 aldeias, onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses e mais de 30 mil pessoas foram atendidas.