Geração de empregos no agro bate recorde no 2º trimestre de 2025, aponta levantamento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O agronegócio brasileiro alcançou um novo recorde no segundo trimestre de 2025, com mais de 28 milhões de empregos no setor.

 

Os dados são do Boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio, elaborado pelo Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.   

O levantamento foi divulgado esta semana.

O número representa um crescimento de 0,5% em relação ao primeiro trimestre deste ano, o que equivale a 139 mil novos postos de trabalho.

Esse avanço foi puxado, principalmente, pelos segmentos de insumos agropecuários, agrosserviços e pelo setor primário.

Na comparação anual, em relação ao mesmo período de 2024, o crescimento foi de 0,9%, com 244,6 mil trabalhadores a mais no agronegócio.

Com esse desempenho, o agronegócio passou a representar 26% do total de empregos formais no país.

Outro destaque do boletim é o avanço na escolaridade dos trabalhadores.

Entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, o número de profissionais com nível médio cresceu 3,4%, representando 371 mil pessoas, e com nível superior, 4,5%, ou seja, 202 mil pessoas.

Em contrapartida, houve redução de 8,5% no número de trabalhadores sem instrução e entre aqueles com ensino fundamental, evidenciando a tendência de elevação do grau de escolaridade no setor.

A participação feminina no mercado de trabalho do agronegócio também se destacou.

No segundo trimestre de 2025, o número de mulheres ocupadas cresceu 1,9% em comparação ao mesmo período de 2024, um acréscimo de 203 mil trabalhadoras.