Funai avalia componente indígena no traçado da BR-242 até o fim de agosto

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação DNIT

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, se comprometeu a concluir a avaliação do componente indígena do Estudo de Impacto Ambiental, o chamado EIA/Rima, da BR-242 até o final de agosto.

O compromisso foi firmado esta semana, durante reunião da equipe técnica do órgão com o senador Jayme Campos, do União Brasil de Mato Grosso.

A conclusão dos estudos do componente indígena é considerada peça fundamental para que o Ibama, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, emita o licenciamento e, com isso, o Governo Federal execute as obras de pavimentação de 87 quilômetros entre Santiago do Norte e Gaúcha do Norte.

As obras da BR-242 serão financiadas com recursos do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.

Jayme lembrou que essa é uma discussão antiga, que se arrasta já há muito tempo, e que prejudica sobremaneira o desenvolvimento de Santiago do Norte, de Gaúcha do Norte e demais municípios daquela região.

A coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental da Funai, Júlia Paiva, ressaltou que serão realizados todos os esforços para cumprimento do prazo estabelecido.

A pavimentação da BR-242 entre Santiago a Gaúcha do Norte permitirá a ligação rodoviária entre a BR-163 e a BR-158, conectando as principais regiões produtoras de Mato Grosso.