Frigorífico de peixes de Mato Grosso conquista o certificado do SISBI - POA.mp3 |
Foto da manchete: Revistarural
Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O frigorífico de peixes Gran Fish Pescado é o primeiro do ramo em Mato Grosso a obter o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
O selo foi emitido pelo Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, permitindo que a empresa possa comercializar seus produtos para todo Brasil.
Com isso, a produção, hoje de 10 toneladas/dia, deve quadruplicar para 40 toneladas diárias, para atender novos mercados.
O proprietário do frigorífico, Waldemar Inácio da Silva Júnior, já começou a articular a expansão de vendas para os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.
A empresa, sediada em Nova Marilândia, começou a abater pescado entre os anos de 2015 e 2016.
Mas somente em 2017 conseguiu o registro no Sistema de Inspeção Estadual junto ao Indea, passando a comercializar os produtos para todo o Estado.
Waldemar Inácio conta que no início foi uma loucura montar um frigorífico onde não havia produção de peixe.
Segundo ele, a empresa começou abatendo 300 quilos/dia e hoje são 80 pessoas trabalhando direta e indiretamente.
Para poder produzir ainda mais, o empresário se reuniu com os prefeitos e vereadores da região para incentivar a produção de pescado.
Atualmente, a empresa abate espécies como tabatinga, tambaqui, pintado, piauçu e tilápia, oriundas dos tanques de piscicultura das cidades de Sorriso e Alto Paraguai.