| 03 Força-tarefa do SUS faz segunda captação de órgãos em Sinop e beneficia seis pacientes.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde realizou, no último domingo, o segundo processo de captação de órgãos no Hospital Regional de Sinop.
Com a solidariedade da família do doador, seis pacientes de dois outros estados terão uma nova chance de vida.
A cirurgia de retirada dos órgãos possibilitou a doação de um coração, um fígado, dois rins e duas córneas, que beneficiaram pacientes de Mato Grosso, do Distrito Federal e de São Paulo.
A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília.
A logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas, ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que essa é a segunda captação de múltiplos órgãos realizados em parceria com o Hospital Regional de Sinop.
Figueiredo disse ainda que essa força-tarefa para salvar vidas demonstra a grandiosidade do SUS, o Sistema Único de Saúde.
Já o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a segunda captação realizada na unidade e lembrou que a primeira aconteceu em abril deste ano.
Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.