Fome é tema da Campanha da Fraternidade pela terceira vez

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 

 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pela terceira vez, o tema da Campanha da Fraternidade será a fome. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil começou nesta quarta-feira (22) e segue durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Páscoa. 

O texto-base da campanha “Fraternidade e Fome” aponta a distribuição fundiária no país e a política agrícola que prioriza as exportações, na produção de alimentos como causas da fome. O texto cita também a perversidade da política salarial e a fragilização das regras trabalhistas.

O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, destacou que o Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU e lembrou que democracia e segurança alimentar andam juntas. 

Na cerimônia de lançamento foi apresentada uma mensagem do Papa Francisco, em que ele diz que “enquanto milhões de pessoas sofrem com fome, toneladas de alimentos são descartadas”. Para ele, essa situação é um escândalo e a fome é criminosa. O papa disse esperar que a campanha encontre eco nas três esferas de governo e na sociedade civil.

A Coleta Nacional da Solidariedade para arrecadar recursos para projetos pelo país vai acontecer no Domingo de Ramos, dia 2 de abril.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.