Fiocruz espera entregar 30 milhões de doses de vacina até junho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fiocruz espera entregar 30 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até meados de junho. Cerca de 18 milhões de doses estão atualmente em processo de controle de qualidade na instituição. Já o restante será produzido com a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o principal item da vacina, vindo da China, prevista para os dias 22 e 29 deste mês.

A Fiocruz trabalha para começar a produção do IFA ainda este mês. A distribuição das vacinas totalmente nacionais contra a covid-19 está prevista para o segundo semestre deste ano. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve na sede da Fiocruz nesta segunda-feira (17), essa é a maneira mais eficiente de acabar com a pandemia.

Queiroga também pediu a colaboração da indústria para a compra de insumos para aumentar a testagem no Brasil e para adquirir equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel.

Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.