Filipina é o maior comprador de carne suína do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

As Filipinas se consolidaram como o maior importador de carne suína do Brasil em 2024, com um total de 206 mil toneladas adquiridas entre janeiro e outubro deste ano.

Esse volume representa um crescimento de pouco mais de 103% em comparação ao mesmo período do ano passado, e marca a primeira vez que o país asiático ultrapassa a China, que até então era o principal destino do produto brasileiro.

Com um território de 300 milhões de km2 – pouco maior do que o do Rio Grande do Sul -, distribuído em milhares de ilhas, as Filipinas reúnem uma população de 117 milhões de pessoas.

No total, o Brasil exportou 131 mil toneladas de carne suína em outubro, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume é o segundo maior saldo mensal da história do setor, superando em 41% o volume registrado em outubro do ano passado, de 93 mil toneladas.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras de carne suína alcançaram 1 milhão 121 mil toneladas, com uma alta de 11% em volume em relação ao mesmo período do ano anterior.