Fiemt fecha três unidades do Sesi e Senai no interior e demite quase 200 colaboradores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O presidente da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, anunciou, durante entrevista coletiva on-line, nesta quinta-feira, o encerramento das atividades em três unidades do Sesi e Senai no interior de Mato Grosso.

Ao todo, serão 198 demissões, o que representa 15% dos funcionários da rede.

 

“É um momento muito difícil e estou sensibilizado e triste por dar essa notícia", lamentou. Explicou ainda que a medida se deve à crise com as medidas de restrição e o fechamento do comércio para conter a pandemia da Covid-19.

 

A decisão é consequência direta ainda do corte de 50% determinado pelo Governo Federal sobre a contribuição compulsória das indústrias ao sistema.

 

Para se ter uma ideia, essa retirada acarretou uma perda de 30 milhões de reais em 2020 em Mato Grosso.

 

Agora, com o encerramento das atividades nas unidades, a estimativa da Fiemt é economizar 10 milhões reais, o que representa um terço do valor global perdido, o que garantirá a manutenção do Sistema no próximo ano.

 

A paralisação imediata dos serviços acontece em Barra do Garças e Juína. Em Cáceres, todas as atividades existentes ficarão concentradas na unidade do Senai até que sejam concluídas e a unidade também suspenda o funcionamento.

 

Também será suspensa a inauguração da unidade Senai em Alta Floresta, que está em construção. Já em Rondonópolis, o Sesi vai funcionar no mesmo prédio da unidade Senai.

 

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, destaca que tanto o Sesi quanto o Senai Mato Grosso continuam engajados no combate à crise, atuando em todas as frentes possíveis.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.