Feriado de aniversário de Cuiabá deve movimentar 118 milhões na economia da região

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

Celebrado nesta segunda-feira, oito de abril, o aniversário de Cuiabá deve movimentar 118 milhões de reais nas diversas atividades ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo de Cuiabá e região.

Segundo o presidente da Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da federação é uma importante contribuição no monitoramento da economia local.

A pesquisa revela um percentual significativo de pessoas decidiram aproveitar o feriado para viajar dentro do estado, ir a eventos e estabelecimentos de Cuiabá.

O gasto médio, revelado na pesquisa, será de quase 332 reais, sendo o Pix a forma de pagamento mais mencionada com 37%, seguido de 25% que apontaram o cartão de crédito, mesmo percentual dos que disseram que vão pagar com cartão de débito.

Dos que viajaram, 75% utilizaram o carro, outros 17% de ônibus e 8% de avião.

Entre os que responderam a pesquisa, 37% afirmaram que vão aproveitar o feriado para descansar em casa, gastando em média de 116 reais no feriadão.

Segundo a CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas Cuiabá, por se tratar de um feriado municipal, o comércio na capital poderá funcionar normalmente, mas, conforme as leis estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho.   

Já os órgãos estaduais que ficam em Cuiabá não funcionam nesta segunda-feira, por causa do feriado do aniversário da capital.