Fávaro revela que governo quer aumentar mistura de biodiesel no diesel para 20%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Durante pronunciamento em um evento promovido pela União Brasileira do Biodiesel e do Bioqueresene, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o governo está trabalhando para aumentar a proporção da mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 12% para 20%.

A meta está dentro de um plano de descarbonização que vem sendo elaborado pelo governo. 

De acordo com Fávaro, a mudança deve acontecer de forma gradual e a medida depende da capacidade do setor de atender a demanda pelo biodiesel.

O ministro explicou que não é uma portaria, um decreto ou uma reunião do Conselho que vai determinar esses 20%.

Carlos Fávaro lembrou que é necessário entender que existe todo um sistema que precisa ser reestimulado.

O aumento da mistura foi um dos temas discutidos pelo governo no início deste ano, durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética.

Na ocasião, o colegiado decidiu aumentar o percentual de biodiesel no óleo diesel de 10% para 12% e determinou uma progressão de 1 ponto percentual ao ano. 

A mudança na composição neste ano causou um impacto de 0,02 centavos no litro vendido na bomba dos postos de combustíveis.

Para o ministro, é “inconcebível” que o país discuta a diferença de centavos nos preços, enquanto o mundo discute a descarbonização.

Fávaro disse ainda que não tem como discutir a despoluição do mundo, discutir a captura de carbono, mas ficar consumindo combustível fóssil.