Fávaro lança Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa na Baixada Cuiabana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria do Mapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Silvia Massruha, realizaram, nesta segunda-feira, o descerramento da pedra fundamental da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação na Baixada Cuiabana.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Embrapa.

A Unidade será instalada no município de Nossa Senhora do Livramento, em uma área anteriormente ocupada pela estação de pesquisa em piscicultura da Empaer.

Na ocasião, Fávaro lembrou que a Embrapa transformou a agricultura tropical nos últimos 50 anos. Agora, com foco na Baixada Cuiabana, a empresa vai promover um novo salto de desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população local.

Já Silvia destacou que a nova unidade está vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop.

A presidente da Embrapa explicou que a ideia é criar um ambiente para compartilhar informações, para desenvolver a agricultura familiar, a fruticultura, e piscicultura, além de trabalhar com sistemas agroflorestais na Baixada Cuiabana.

A nova unidade vai atender uma região composta por 11 municípios, com foco na agricultura familiar e em cadeias produtivas como fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, além de sistemas agroflorestais e a integração lavoura-pecuária-floresta.

A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação pretende também promover a agregação de valor à produção por meio de certificações e selos, como os de indicação geográfica.