Fávaro diz que Lula deve revogar medida que diminuiu quantidade de biodiesel no óleo diesel.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, afirmou que o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai rever a decisão do Conselho Nacional de Política Energética, que manteve em 10% o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel.
O parlamentar, que é o coordenador-geral da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, participou de um evento do setor, em Brasília, nesta terça-feira.
Fávaro lembrou que o biodiesel foi criado por Lula e que, ao longo dos últimos quatro anos, o setor sofreu um desmonte por parte do governo Bolsonaro.
O senador afirmou que o presidente Lula vai revitalizar o setor do biocombustível, e para isso, precisa do apoio das entidades e dos pesquisadores.
Carlos Fávaro ressaltou que o biodiesel atende a todos os pilares definidos por Lula para a retomada do crescimento da economia, com geração de empregos e proteção ao meio ambiente.
Em setembro de 2021, o Conselho Nacional de Política Energética decidiu pela redução da mistura do biodiesel ao óleo diesel, de 13% para 10%.
O mesmo percentual foi mantido ao longo de 2022 e, nesta semana, o conselho definiu pela manutenção do percentual até março do ano que vem, contrariando uma resolução de 2018, que previa a adição de 1% de biodiesel por ano, chegando a 15% em 2023.
Dados do Centro de Estudos em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo apontam que a produção do biodiesel gerou quase 20 mil empregos diretos no Brasil apenas no ano passado.
Para cada um real a mais de produção da atividade de fabricação de biodiesel, 33 empregos são gerados na economia como um todo.