Fávaro confirma que Ibama liberou plantio mecanizado em terras indígenas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro confirmou aos indígenas das etnias Paresi, Nambiquara e Manoki, da região de Campo Novo do Parecis, que receberam autorização do Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, para praticar agricultura mecanizada e monocultura em seus territórios.

Com isso, podem plantar soja e milho sem risco de multas ou embargos.

O líder indígena e presidente da Coopihanama, Arnaldo Zunizakae, cooperativa responsável pela gestão administrativa e operacional da produção, comemorou a decisão do Ibama.

Ele agradeceu Fávaro, a diretora-executiva da Conab, da Companhia Nacional de Abastecimento, a Professora Rosa Neide e o presidente do Ibama Rodrigo Agostinho.

Segundo Arnaldo Zunizakae, a medida traz qualidade de vida e garante a permanência dos indígenas nos territórios.

Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro lembrou que além da autorização do Ibama, os agricultores indígenas de Mato Grosso podem acessar o Plano Safra para financiar a produção.

De acordo com Fávaro, no caso dos Parecis, Nambiquara e Manoki, todas as comunidades que receberam a licença vão poder acessar o Plano Safra, produzir com legalidade.