Fávaro anuncia medidas de apoio aos produtores mato-grossenses por causa da quebra de safra

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria MAPA

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

Durante visita a Show Safra, uma das maiores feiras do agronegócio do país, em Lucas do Rio Verde, no início desta semana, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou medidas de apoio aos produtores que foram impactados com a quebra da safra esse ano.

O ministro confirmou que o governo Federal vai viabilizar a repactuação de dívidas de produtores que enfrentaram dificuldades na produção por conta das condições climáticas no país.

Ele afirmou que recebeu a determinação do presidente Lula, para comunicar a todos os produtores e produtoras de soja, milho, pecuária bovina e de leite do Brasil, que os investimentos que vencem no ano de 2024 serão prorrogados de acordo com os contratos, atendendo a necessidade do produtor brasileiro.

Carlos Fávaro disse ainda que a União está implementando uma linha dolarizada pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo ele, foram disponibilizados mais de três bilhões de reais em cerca de duas mil operações.

Ele destacou a expansão de mercados no exterior para exportação de produtos do agro. 

Segundo Fávaro, o governo brasileiro bateu o recorde de abertura de mercados, atingindo agora 100 novos mercados.

O ministro lembrou que são novas oportunidades de negócio em 49 países. 

O ministro Carlos Fávaro anunciou ainda a habilitação da planta frigorífica da BRF de Lucas do Rio Verde para exportação de carne de aves para o Reino Unido. 

A planta frigorífica também voltou a ser habilitada para exportação para a China.