Famato participou do exercício simulado para emergências zoossanitárias com ênfase em febre aftosa.mp3 |
Foto da manchete: Sistema Famato
Por Jurandir Antonio – Voz :Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, participou, em Juscimeira, entre os dias 30 de julho e seis de agosto, do exercício simulado para emergências zoossanitárias com ênfase em febre aftosa, realizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.
Além de servidores do Indea, Defesa Civil, forças de Segurança Pública, Exército e instituições privadas envolvidas na pecuária mato-grossense, participaram do treinamento as agências estaduais e superintendências federais da Defesa Agropecuária do Brasil e de países da América do Sul.
Os participantes simularam como agir em caso de foco de febre aftosa, como a instalação de barreiras sanitárias, desinfecção de veículos, sacrifício de animais, ações de contenção do vírus nas propriedades rurais que teriam foco da doença.
Para o analista de pecuária e médico veterinário da Famato, Marcos de Carvalho, o exercício de simulação das ações contra a febre aftosa deve fortalecer ainda mais o serviço veterinário oficial de Mato Grosso e do país.
A ênfase do treinamento foi a febre aftosa, já que o país busca atingir o status sanitário de zona livre sem vacinação, porém a ação orientou os participantes para outras emergências zoossanitárias como a peste suína clássica, peste suína africana e influenza aviária.