Exportações de Mato Grosso no agronegócio batem recorde nos primeiros meses do ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.

Texto do áudio:

Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações mato-grossenses do agronegócio alcançaram recorde de quase 11 bilhões de dólares, representando 21,43% do total faturado pelo País, no período.

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, o melhor momento em vendas da pauta estadual no quadrimestre foi março, cuja receita superou os três bilhões de dólares.

A soja em grão segue destaque do comércio exterior mato-grossense.

Em abril, foram exportadas mais de quatro milhões de toneladas do grão, alta de 3,04% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril, as vendas totalizaram mais de 12 milhões de toneladas, recuo de 2,42% no comparativo anual.

O principal comprador nesse período foi a China, que adquiriu quase oito milhões de toneladas, participando com 64,11% do total exportado pelo Estado.

Com relação às exportações de milho, em Mato Grosso, as exportações do cereal foram quase 118 mil toneladas, um recuo de 48,08% em comparação ao mês anterior.

Vale destacar que é comum nessa época do ano as vendas diminuírem, uma vez que reduz o volume de milho disponível e o mercado se volta para as exportações da soja.

Já as exportações de carne recuaram 25,59% em abril em comparação a março, com pouco mais de 34 mil toneladas em equivalente de carcaça.

Somado ao fato de menos cinco dias úteis em abril em relação ao mês anterior, a China também importou 42,45% a menos que em março, com total de quase 10 mil toneladas.  

O embargo chinês terminou no fim de março, mas as atualizações de contratos e novas negociações foram lentas no início de abril, fato que limitou as vendas diárias.

Por outro lado, as exportações de carne mato-grossense para países como Egito e Emirados Árabes Unidos aumentaram.