Exportações de carne de aves em Mato Grosso cresceram 130% no primeiro bimestre

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fiemt

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A exportação de carne de aves em Mato Grosso cresceu 130% no primeiro bimestre.

Ainda em relação ao mesmo período do ano passado, a receita saltou de 18 milhões de dólares para 41 milhões.

Em volume, o aumento é de 114%, passando de nove mil toneladas para 19 mil toneladas.

O levantamento consta no Boletim Comex MT, produzido pelo Centro Internacional de Negócios da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso.

Os dados mostram ainda que o estado permanece na oitava posição no ranking nacional de exportação deste produto e corresponde por cerca de 3% da participação nacional.

De acordo com o supervisor do CIN/Fiemt, Antonio Lorenzzi, as principais operações são para o Oriente Médio e Ásia, tendo também comercialização de menor volume com África e América Central.

Segundo ele, somente para a Arábia Saudita e Emirados Árabes foram exportadas mais de sete mil toneladas, o equivalente a 16 milhões e meio de dólares.

Além desses países, o Japão importou sete milhões de dólares, Iêmem, quatro milhões e meio, e as vendas para o Catar renderam a Mato Grosso quase quatro milhões de dólares.

Segundo a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, desde 2004 o Brasil é líder na exportação mundial de frangos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.