Exportações de carne bovina cresceram em 2022, mas preços do boi gordo caíram.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
As exportações de carne bovina em 2022 apresentaram um crescimento de 37,85% em Mato Grosso em comparação a 2021.
Contudo, não foi suficiente para impulsionar os preços do boi gordo, que registrou queda de 3,9% no comparativo anual.
O resultado é reflexo da virada no ciclo pecuário, observado pelo maior envio de vacas para o abate.
Em 2022, Mato Grosso exportou, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, 556 mil toneladas em equivalentes de carcaça.
O volume é considerado recorde para o estado. Já em receita o incremento, no comparativo com 2021, foi de 983 milhões de reais.
Entretanto, de acordo com levantamento do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, tais patamares recordes não foram suficientes para impulsionar as cotações do boi gordo.
Além da virada do ciclo, observado pelo maior descarte de vacas, a retenção de matrizes em 2021 resultou em uma grande oferta de animais em 2022, o que, de acordo com o Imea, “acarretou em baixa nas cotações dos animais de reposição”.
Segundo o Imea, a tendência para 2023 é de que a pecuária mato-grossense ainda se mantenha na fase de baixa do ciclo, com forte pressão nas cotações, em virtude do aumento do envio de fêmeas para o abate, que pode ocorrer com intensidade ainda maior em comparação a 2022.
O Instituto avalia ainda que a expectativa de aumento no consumo interno pode ser essencial para segurar o movimento nas cotações.