04 Exportações de carne bovina brasileira batem recorde em fevereiro com 219 mil toneladas.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
As exportações de carne bovina pelo Brasil atingiram um novo recorde para o mês de fevereiro, com 219 mil toneladas comercializadas e um faturamento de mais de um bilhão de dólares.
O volume representa um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto a receita cresceu 16,5%.
Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.
No acumulado de 2025, o Brasil já exportou 428 mil toneladas de carne bovina, um avanço de 4,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O faturamento também registrou alta expressiva, somando mais de dois bilhões de dólares, um crescimento de 13,9%, impulsionado pelo aumento de 8,8% no preço médio da carne exportada.
A China segue como principal destino da carne bovina brasileira, com mais de 94 mil toneladas embarcadas em fevereiro, gerando uma receita de cerca de 450 milhões de dólares.
No entanto, os preços médios no mercado chinês caíram 2,1% em relação a janeiro, reflexo da menor demanda e de preços mais baixos no atacado.
Os Estados Unidos apresentaram um crescimento significativo nas importações, adquirindo quase 27 mil toneladas, um salto de 42% sobre janeiro.
O faturamento com os embarques para o país norte-americano atingiu pouco mais de 147 milhões de dólares, um aumento de 38,2% no período.
O México também ampliou suas compras em 41% na comparação mensal, ocupando a sétima posição entre os principais importadores, com quase quatro mil toneladas e meia adquiridas em fevereiro.