08 Evento promovido pela Aprosoja Mato Grosso vai percorrer as quatro regiões do estado.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, inicia nesta segunda-feira, a série Mato Grosso Clima e Mercado 2024, que vai percorrer as quatro grandes regiões do estado para mostrar a realidade das lavouras e do plantio deste ano, ouvindo os produtores de diversas cidades.
A ação tem como foco principal compreender, de forma prática e regionalizada, os desafios climáticos que impactam a produção, passando por questões como o aumento da temperatura, mudanças nas precipitações, ondas de calor, secas, chuvas e até incêndios florestais.
Vale destacar ainda que a safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores.
A entidade já fez alertas às tradings para a necessidade de antecipar o planejamento e aprimorar o recebimento das plantas para evitar gargalos no momento da colheita.
O presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber, comentou que a entidade busca com o Mato Grosso Clima e Mercado 2024 um ajuste mais fino nas projeções e pressionar de forma limpa e justa as instituições que geram números da agricultura para que estejam baseados na realidade do campo.
O ponto de partida da série será em Nova Mutum e segue durante quatro semanas de trabalho intenso.
Em cada região, a equipe da Aprosoja se reunirá com os produtores locais, delegados coordenadores e vice-presidentes, para analisar os efeitos das variações climáticas sobre as lavouras e também sobre os diferentes tipos de solo que caracterizam o estado.
O vice-presidente da Aprosoja, Luiz Pedro Bier, disse que a série é inovadora por andar em todas as regiões e mostrar a produção e produtividade do campo sobre a ótica do produtor mato-grossense, podendo assim acompanhar a evolução da lavoura no estado como um todo e comercializar melhor a sua produção.