Evento em Sinop apresenta resultados de projeto desenvolvido pelo Programa REM MT e Embrapa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Priscila Soares / REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Qualidade dos grãos, resultados financeiros e física do solo foram alguns dos resultados apresentados no Workshop de Integração Lavoura-Pecuária, realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril, na última semana, em Sinop.

O evento marcou o encerramento do projeto de pesquisa Tecnologias Inovadoras do Sistema Plantio Direto e da Integração Lavoura-Pecuária, voltado para o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Mato Grosso, realizado nas últimas três safras.

Com recursos do Programa REM Mato Grosso, o projeto é executado pela Embrapa, com a gestão financeira da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento e com a parceria da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, o CAT – Sorriso, Clube Amigos da Terra, e Fazenda Santana.

O objetivo da pesquisa foi oferecer soluções eficazes para a produção agrícola, com foco na redução da população de nematoides, sem comprometer a produtividade.

De forma geral, o projeto visa gerar, validar e transferir tecnologias inovadoras, baseadas em consórcios de segunda safra e na solubilização microbiológica de fósforo no solo. 

O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril e coordenador da iniciativa, Flávio Jesus, explicou que é um projeto híbrido, que envolve pesquisa aplicada, transferência de tecnologia e capacitação de agentes multiplicadores e de técnicos que atuam diretamente com o produtor.

Durante o workshop de encerramento do projeto, os pesquisadores apresentaram os resultados da pesquisa para produtores e universitários presentes no evento de forma online e presencial no auditório da Embrapa, e foi realizado também uma visita técnica a campo, onde os participantes puderam ver na prática alguns dos consórcios abordados.