Evento debate o uso de tecnologias espaciais para aumentar a produtividade no agronegócio.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Estudos de casos e soluções inovadoras baseadas no uso de tecnologias espaciais estarão em debate durante o evento “Agro: tecnologias e aplicações espaciais”, que acontece nesta terça-feira, das oito horas da manhã até oito da noite, no Centro de Eventos do Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Cuiabá.
O evento vai contar com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.
A ideia é inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro, e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e ao desenvolvimento do setor de forma sustentável.
Além de mostrar os benefícios advindos dessas tecnologias e de suas aplicações a diferentes camadas da sociedade.
Segundo o diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira, Paulo Barros, o agronegócio poderá fazer uso dessas aplicações, aumentando a produtividade, reduzindo a quantidade de insumos, otimizando processos e consequentemente impactando positivamente no custo de suas operações.
Considerando que o Brasil é uma potência no setor do agro, a realização do evento, com ênfase na melhoria das práticas agrícolas, é primordial para montar uma agenda com soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor.
Paulo Barros vai ministrar a palestra com o tema “O Novo Agro”, e o coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da Agência Espacial, Henrique Nascimento, vai participar de painel com o tema “Inteligência estratégica e novos negócios no setor espacial: possibilidades com o agro”.
Já o painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Agro vai contar com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, e do presidente dos Conselhos Temáticos de Inovação e da Agroindústria da Fiemt, Silvio Rangel.
A realização do evento é da Agência Espacial Brasileira, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal de Mato Grosso e o Senai.