Estudo revela quanto custa criar um filho no Brasil, do nascimento aos 24 anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TV Brasil – Agência Brasil (reprodução)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

O custo para criar um filho no Brasil pode facilmente ultrapassar os 400 mil reais, em famílias da classe C, e chegar à casa de um milhão, se elas moram em uma metrópole como São Paulo, onde as despesas são maiores que a média das cidades brasileiras.

Para famílias da classe B, o valor parte de 900 mil reais e pode alcançar dois milhões.

Para além da classe média, o valor pode ser ainda mais alto e ultrapassar facilmente este patamar.

A faixa de valores estimada considera o período do nascimento até os 24 anos de idade, que é quando a maioria dos jovens se forma na faculdade e inicia uma vida financeira independente.

O cálculo foi realizado pelo professor de finanças, Cristiano de Souza Corrêa, e pela professora de Economia, Juliana Inhasz, levando em consideração dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A classe C considera um rendimento familiar mensal de quatro mil a 11 mil reais.

Esses gastos são diretamente proporcionais à renda familiar, ou seja, quanto maior a renda, mais elevados também os gastos.

Na classe B estão inseridos os grupos familiares com rendimento entre 11 mil e 22 mil reais por mês.

“Nessa conta, levamos em consideração custos bem altos com saúde e o lazer. Porém, as despesas com educação estão no topo da lista, justamente por considerar que 90% da classe média colocam seus filhos em escolas privadas. Esse custo pode representar quase 40% do total, ” explicam os professores.

Os gastos não são uniformes ao longo desses 24 anos, e ambos os professores avaliam que o final da infância e início da adolescência, abrangendo as idades de sete a 14 anos, são os mais caros.

É nessa época em que as crianças começam a apresentar mais autonomia, que se reflete na expansão dos gostos e interesses e, por consequência, na possível elevação do consumo. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.