Estudo da Fiocruz revela novo aumento de idosos internados com SARS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Erasmo Salomão 

Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz revelou que o número de idosos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, voltou a apresentar tendência de alta no estado do Rio de Janeiro, após cerca de quatro meses de queda.

Ainda em fase de conclusão, o estudo, divulgado nesta terça-feira, foi desenvolvido pelo grupo de Métodos Analíticos para Vigilância Epidemiológica da Fiocruz e o Observatório Covid-19 BR, iniciativa independente que analisa e divulga informações sobre a pandemia.

Os gráficos, elaborados com base no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, apontam alta nas internações em três faixas etárias: de 60 a 69 anos, 70 a 79 e 80 anos ou mais, sendo este último, o público com alta mais expressiva.

Ainda em relação a esse grupo, segundo a Fiocruz, somam-se alguns fatores agravantes. Entre eles, a transmissão comunitária ainda elevada, menor efetividade, maior tempo desde a segunda dose e possível efeito de perda de imunidade por causa da idade.

O pesquisador da Fiocruz responsável pelo estudo, Leonardo Bastos, disse que, apesar do aumento nas internações de idosos no estado, é preciso monitorar os dados por mais tempo para concluir possíveis relações de causa e efeito.

O estudo alerta também que o Rio de Janeiro enfrenta o pior momento da pandemia em relação a internações de crianças de zero a nove anos. Já entre os adultos de 30 a 39 anos, apesar do levantamento ter registrado uma melhora, a situação é mais grave do que o observado no final do ano passado.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.